BATISMO

Lembramos sempre que o Batizado deve ser realizado, preferencialmente, na paróquia dos pais do batizando.

Sabemos que é difícil escolher os padrinhos quando se vai batizar ou crismar um(a) filho(a). Conscientes disso, estamos divulgando as orientações da Igreja a este respeito, para ajudar os pais a recordar o sentido mais pleno dos sacramentos e para evitar constrangimentos na hora da inscrição.

A função principal dos padrinhos é ajudar os pais na formação cristã dos filhos. Portanto, na hora de escolher não se deve ter em conta apenas a amizade, mas também e principalmente o amor e o respeito por deus e pela igreja.

CONDIÇÕES PARA OS PADRINHOS:

Para ser padrinho ou madrinha de batismo na Igreja Católica é necessário:

1- ser católico;

2- não frequentar outra igreja ou religião (centro espírita, etc....);

3- ser batizado, ter feito a primeira eucaristia e a crisma;

4- idade mínima de 18 anos;

5- padrinho e madrinha não precisam ser da mesma família, mas é necessário que os dois vivam em situação regular perante a lei de deus, isto é, ou solteiro de verdade, que não vive amasiado, ou serem casados na igreja católica;

6- aceita-se também apenas um padrinho ou uma madrinha;

7- participar da preparação para pais e padrinhos;

8- a inscrição deve ser feita com antecedência na secretaria. Temos um limite de 8 crianças por sábado e não fazemos reserva de vaga;

9- os batizados em nosso santuário , obedecem um calendário pré-agendado, porém com confirmação das datas na secretaria;

10- os pais e padrinhos devem chegar de 10 a 15 minutos antes do início da celebração;

11- documentos para inscrição do batismo na secretaria:

-  certidão de nascimento da criança;

-  comprovante da preparação para o batismo dos pais e padrinhos.

( Para Pais e Padrinhos de Curitiba obrigatóriamente o comprovante de preparação deverá ser de nosso Santurário)