Pastoral da Catequese:

A Pastoral da Catequese ou Pastoral Catequética é a ação pastoral que assume compromisso com a boa educação religiosa na fé católica. Catequese é um caminho de evangelização que a Igreja encontra para formar discípulos, dando suporte às pessoas para que conheçam e sejam melhor instruídas na fé cristã, com o objetivo final de que tenham a vida no nome de Jesus Cristo e construam o Corpo de Cristo, a Igreja.

A Pastoral da Catequese tem a missão de fazer ecoar a Palavra de Deus, que é o próprio Jesus Cristo. É educar na fé, levando cada catequizando a conhecer e a amar cada dia mais a Jesus, ajudando-o a fazer uma experiência de encontro com Ele. Todo este processo culmina na recepção dos Sacramentos da Eucaristia e Crisma. E a partir de então cada um torna-se discípulo/missionário de Jesus, continuando a missão que Ele deixou: "Ide pelo mundo todo e anunciai o Evangelho a toda criatura".

A missão do(a) catequista é transmitir aos catequizandos a palavra de Deus, e ensinar-lhes os valores que Ele nos transmite para "educá-los" espiritualmente passando-lhes os ensinamentos de Deus.
   A catequese se inicia aos 09 anos completos e na primeira etapa (03 anos), há a preparação para os sacramentos da Reconciliação – popularmente chamada de confissão – e Primeira Eucaristia.
Na segunda etapa (02 anos) ocorre a preparação para o Sacramento do Crisma, que acontecerá aos 14 anos.

A Escolinha do Menino Jesus faz parte da Catequese e tem por objetivo dar as primeiras noções de religiosidade para as crianças que ainda não estão em idade de frequentar a catequese (dos 3 aos 8 anos).
   Enquanto os pais e demais familiares participam da celebração eucarística (santa missa) as crianças menores participam de atividades de pintura, ouvem histórias da Bíblia etc. para que se familiarizem e sintam o gosto pela dimensão espiritual, aprendendo a amar a Deus.

As reuniões da equipe dos(as) Catequistas e da Escolinha do Menino Jesus ocorrem na Sala de Catequese na última segunda-feira do mês, das 19h30 às 21h00.
Já as reuniões da Catequese Familiar, onde os pais e responsáveis participam, ocorrem na primeira quinta-feira do mês das 19h30 às 21h00.
Coordenadora Catequese e da Escolinha do Menino Jesus: Maria Cristina Rodrigues – (41) 99191-3733.