Pastoral Familiar:

Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos pautados nos valores cristãos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus.
Abrange todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores cristãos e a dignidade de cada pessoa.
A Pastoral Familiar possui quatro metas principais:
•    Fazer da família uma comunidade cristã;
•    Fundar a família para que seja santuário da vida;
•    Resgatar para a família seu justo valor de célula primeira e vital da sociedade;
•    Tornar a família missionária e Igreja doméstica.
A Pastoral Familiar tem como objetivo uma adequada e exaustiva evangelização da família para que, educada no amor, ela possa ser transmissora da fé, formadora da personalidade, promotora do desenvolvimento humano e do senso comunitário.
As atividades da Pastoral Familiar abrangem três setores: o pré-matrimonial que têm como objetivo acompanhar os casais de namorados e noivos; o setor pós-matrimonial que acompanha os casados nos primeiros anos de casamento; e o setor de casos especiais que acolhe os casais em conflito ou situação irregular como é o caso dos de segunda união.
Formação Personalizada para Casais Noivos
A formação personalizada para os candidatos ao Sacramento do Matrimônio com inspiração catecumenal é oferecida para os casais paroquianos. Nessa importante fase preparatória para o casamento é composta por doze temas estabelecidos pelos documentos da Igreja para que os novos relacionamentos saibam superar a luz da fé as crises que eventualmente acontecem na vida em família.
O noivado é o tempo de aprofundar o amor e conhecer melhor aquela pessoa eleita especialmente para compartilhar sua vida. Também para aqueles que já vivem juntos e decidem receber o Sacramento do Matrimônio esse é um momento de importante decisão. Por isso a Pastoral Familiar oferece o serviço personalizado de formação: Encontros de Casais Noivos, para que façam uma escolha consciente e segura de se unirem para toda vida!
A formação é interativa com interface presencial e online para que os Casais Noivos tenham plena convicção e realização no Amor Conjugal em suas vidas pelo Sacramento do Matrimônio.
Ninguém deve se sentir obrigado a casar na Igreja Católica nem a constituir uma família. Mas quem toma essa decisão de amar por toda vida “casa-se para valer”, por isso durante os encontros dialogamos sobre a dimensão humana e divina da união matrimonial.
    Os doze temas abordados são organizados em quatro módulos:
1.Deus na relação de Amor e Comunhão, Amor Conjugal, Conhecimento de Si e do Outro.
2.Diálogo na relação de Amor, Relacionamentos familiares, pessoais e profissionais após o casamento, Administração Financeira do Lar.
3.Sexualidade no Matrimônio, Paternidade e Maternidade Cristã, Família é Igreja Doméstica que educa para Deus.
4.Aspectos jurídico-canônicos do Matrimônio Católico, Os Sacramentos e o Matrimônio, Rito do Sacramento do Matrimônio.
Importante saber que o certificado é válido por 2 anos!

Coordenadores: João Batista Carlos Chiocca – (41) 99972-7857 e
Carmen Maurer Simon Chiocca – (41) 99167-4771