Mc 1,7-11

7Ele pôs-se a proclamar: "Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado.

8“Sim”, disse a filha do faraó. E a moça correu a buscar a mãe do menino.

8Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo."

9“Toma este menino, disse-lhe a filha do faraó, amamenta-o; dar-te-ei o teu salário”. A mulher tomou o menino e o amamentou.

9Ora, naqueles dias veio Jesus de Nazaré, da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão.

10Se a sua oferta for um holocausto tirado do gado menor, dos cordeiros ou das cabras, oferecerá um macho sem defeito.

10No momento em que Jesus saía da água, João viu os céus abertos e descer o Espírito em forma de pomba sobre ele.

11E ouviu-se dos céus uma voz: "Tu és o meu Filho muito amado; em ti ponho minha afeição."

Homilia no Batismo do Senhor

Com a Festa do Batismo de Jesus celebrada nesta liturgia, encerramos todo o ciclo de Natal, ciclo este composto pelo tempo do advento e tempo do Natal.

O batismo de Jesus é o início de tudo o que acontece no seu ministério público e Jesus ao ser batizado por João, mostra-nos o caminho da salvação. Ele assim santificou as águas batismais, e desta forma começou todo o seu ministério.

A partir do batismo de Jesus somos convidados a recordar o dia em que fomos batizados. E pelo batismo recebemos uma pertença maior ao Cristo, ao mistério trinitário, pois assim fomos batizados: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Cristo dá a característica principal do batismo quando nos convida a nos configurarmos a Ele e Jesus está presente na sua Igreja.

Por isso concretizamos a nossa pertença a uma família muito maior do que aquela de sangue ou escolhida, todos nós pelo batismo começamos a fazer parte da grande família que é a Igreja.

Que esta Festa do Batismo do Senhor nos ajude a renovarmos o nosso compromisso batismal, para que ao longo deste ano, que estamos iniciando, tenhamos uma fé cada vez mais ardente. Fé esta que nos levará a salvação em Cristo Jesus, nascido por nós, morto pela humanidade e ressuscitado por todos.