SANTUÁRIO O PÁROCO PASTORAIS E MOVIMENTOS CAPELA IMC. CONCEIÇÃO LAR SÃO LUIZ NOTÍCIAS


Mc 16, 15-20

15E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.

16Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

17Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas,

18manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados.

19Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus.

20Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.


Homilia na Solenidade da Ascensão do Senhor

Estamos aproximadamente 40 dias depois de celebrarmos o grande mistério da Páscoa do Senhor. Aproximadamente, porque esta celebração solene seria na quinta-feira, conforme é celebrada em grande parte do mundo. Aqui no Brasil, por concessão especial, transferimos da quinta para o domingo, de forma a termos a oportunidade de solenizar este momento, o mistério da vida de Jesus, a sua ascensão ao céu.

            A palavra ascensão significa que, com a própria força, o Cristo foi levado para junto do Pai, de onde partiu vindo para este mundo, buscando nos humanizar em plenitude. Cumpriu a sua missão e, ao ressuscitar, apareceu por algum tempo aos discípulos, estimulando-os para a missão.

Este tempo foi de 40 dias, conforme a descrição que ouvimos hoje, especialmente nos Atos dos Apóstolos, e temos uma bela visão do que São Lucas relata a respeito da Ascensão do Senhor. Assim como tivemos a oportunidade e temos todos os anos de nos preparar para a Páscoa, durante 40 dias, o que chamamos de quaresma, também temos 40 dias em que podemos perceber as manifestações do Cristo, vivo e ressuscitado.    São estas as manifestações transmitidas aos discípulos que nos dão a certeza de que, realmente, Ele jamais abandona a humanidade. Ele sempre estará fazendo a mediação entre o céu e a terra.

Sigamos a perspectiva de São Lucas, quando fala nos Atos dos Apóstolos e relata o momento em que dois homens vestidos de branco, dois anjos,  se  voltam para aqueles que estavam na Galileia, e fazem a seguinte indagação: “Homens da Galileia, por que ficais aqui parados olhando para o céu? Esse Jesus que foi levado para o céu, virá do mesmo modo como viste partir para o céu”. Neste sentido, os anjos estão a indicar que o Senhor volta para o céu, mas há de retornar, e cremos na sua segunda vinda gloriosa.

E enquanto o Senhor não volta, o que faremos? Não podemos ficar parados. O texto de São Marcos, a conclusão do seu evangelho, lembra-nos o que devemos fazer neste mundo. Foi Jesus que se manifestou aos 11 discípulos e disse: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura”.

A descrição, na perspectiva de São Marcos, da Ascensão do Senhor, relatada na narrativa escolhida para este dia, lembra o momento em que o Senhor envia os discípulos em missão, e todos nós, enquanto discípulos de Jesus, também precisamos estar em missão neste mundo.

Os discípulos procuraram anunciar o evangelho como uma boa notícia, e nós? Como discípulos nos tempos atuais, como temos mostrado ou evangelizado, inclusive neste tempo tão difícil em que precisamos testemunhar que o Cristo venceu a morte e que ressuscitou?

            Nessa indagação e, possivelmente com essas interrogações, temos uma certeza: de que o Senhor subiu para o céu. Na descrição de São Marcos afirma-se que depois de falar, depois instruir os discípulos, como o Senhor nos instrui sempre, Ele foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus. E os discípulos então o que fizeram? Não ficaram olhando para o céu esperando a segunda vinda do Senhor, eles saíram e pregaram por toda parte, e o Senhor sempre os ajudava, confirmava a palavra que era proclamada e se manifestava com sinais.

            Precisamos anunciar o Cristo, precisamos falar do Evangelho. É esse o grande estímulo nesse dia da Ascensão do Senhor. Sejamos estimulados pela palavra, para que assim, celebremos já a vitória do Cristo, neste momento em que ascende para o céu. Mas com uma certeza, a nossa humanidade também está no céu, e Ele estará conosco sempre, todos os dias, conforme nos prometeu.

Peçamos a Maria Santíssima, ao final desta breve reflexão, que o Senhor nos ajude a não desistirmos de nossa caminhada, mas sermos protagonistas do Evangelho da Salvação.

Escrito por: Pe. Maurício